16.10.16

DIY# 39 - Modelagem em pasta de açúcar

Neste tutorial vamos aprender a modelar um dinossauro em pasta de açúcar, que vais ser aplicado num bolo, pode o bolo ser decorado ou simples.
Algum tempo atrás, descobri o jeito que tenho para modelar, se querem saber eu não sabia e nem sei explicar, acontece simplesmente, começo a modelar a pasta de açúcar e no fim o resultado fica espectacular, é assim que nasce este gosto, aliado ao prazer que tenho na pastelaria/doçaria.


Para este projecto vamos precisar:

rolo
diversos acessórios de modelar
pasta de açúcar cor laranja
pasta de açúcar cor branca
pasta de açúcar cor azul
pasta de açúcar cor preta
amido de milho
CMC
rolo




Vamos juntar um pouco de CMC (age como espessante, estabilizante) á pasta de açúcar laranja e vamos amassar essa bola muito bem. O CMC ajudará a que a modelagem fique mais rija, á medida que for secando.

De seguida damos forma á bola de pasta de açúcar no formato do corpo de dinossauro, tipo uma pêra, colocamos de parte para ir secando.

Pegamos em duas bolas de pasta laranja do mesmo tamanho, para modelar as patas, fazer dois rolos, num lado de cima dar uma forma redonda,  na parte de baixo de cada um elaborar tipo um pé. Observar a imagem


Com uma bola branca aplicar no fundo da pata, para colar usar um pouco de água com pincel fino. 
Com bisturi de modelagem (ou uma faca) fazer 3 cortes,na pasta branca .Esses cortes serão as unhas.
Reservar para ir secando.
Com dois rolos laranjas, mais pequenos que as patas, usar a mesma técnica, e dar-lhes um formato em L, com a pasta branca fazer as unhas.
Seguir o passo anterior.
Com uma bola laranja,dar-lhe a forma de pêra, cortar para fazer a boca e afundar na parte de cima para fazer os olhos.


Com pasta branca e preta, moldar duas bolas brancas e duas pretas mais pequenas que as primeiras, colar com água no lugar de onde marcamos os olhos.
Reservar.
Com pasta azul, esticar com o rolo bem fina, cortar tiras e colar no corpo do dinossauro.




O que vamos ter é o dinossauro dividido por partes, deixar secar 24 horas.


Passado esse tempo as peças estão prontas a serem coladas e poderem suportar o peso umas das outras.Aconselho, depois desse passo deixar secar mais um pouco de forma a que a cola faça efeito.


Divirtam-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário